O que são correntes oceânicas ou marinhas?
As correntes marinhas são o movimento da água do mar assim como os ventos são o movimento do ar na atmosfera. Existem correntes de diferentes proporções. Algumas são grandes fluxos que atravessam o oceano enquanto outras surgem localmente nas barras dos rios devido às marés, por exemplo. [saiba mais]
Quais são as principais correntes oceânicas no litoral do Brasil?
Em todo o litoral do Brasil, existem duas correntes oceânicas principais: a Corrente do Brasil que flui para sul até a costa do Uruguai e a Corrente Norte do Brasil que segue para norte em direção ao mar do Caribe.
Ambas são originadas quando o ramo sul Corrente Sul Equatorial – a mesma que o Amyr Klink pegou carona quando atravessou a remo da África para o Brasil - chega próximo à costa brasileira e se bifurca, considerando a camada superficial, na região que abrange o norte da Bahia e a fronteira entre Sergipe e Alagoas.
Por mais que a gente tenda a imaginar isso, a bifurcação de uma corrente oceânica não é como um desvio bem definido na estrada. Existem muitas variações na localização e no comportamento das correntes, em intervalos de tempo menores e maiores. Foram essas variações que permitiram que o petróleo que chegou na costa do Brasil fosse transportado primeiramente para norte e depois para sul – segundo os principais estudo realizados.
Mais próximo à costa a circulação é principalmente impulsionada pelo vento e pode sofrer variações sazonais na direção. Essas correntes costeiras estão associadas a eventos de ressurgência, correntes de maré, correntes de retorno, por exemplo.
✒ Escrito por Mariana Thévenin