Já pensou o que acontece quando uma rede de pesca é abandonada no mar?
Ela continua pescando indiscriminadamente!
O que é a pesca fantasma?
Não só redes, como armadilhas, espinhéis e vários outros equipamentos de pesca, perdidos por acidente ou descartados intencionalmente no oceano, são responsáveis pela mutilação e morte de diversas espécies de peixes, crustáceos, baleias, tartarugas, tubarões e outros animais marinhos.
Redes de pesca fantasma
As redes abandonadas, seja pela pesca industrial, artesanal ou esportiva, podem continuar capturando organismos por mais de 20 anos, com altas taxas de mortalidade (de 73% a 100%). Nesse tempo, os próprios animais já capturados servem de iscas para atrair novos animais para a armadilha, aumentando sua eficiência e a extensão do dano.
A pesca fantasma reduz a quantidade de peixes no oceano, sem gerar benefícios socioeconômicos. Além de atingir indiscriminadamente espécies sem interesse comercial direto, vulneráveis ou ameaçadas de extinção.
Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, cerca de 640 mil toneladas de petrechos de pesca são abandonados anualmente nos oceanos. Esse valor tende a crescer à medida que a capacidade e o esforço de pesca continuam aumentando.
Como se não bastasse, a decomposição desse material, em sua maior parte feito de plástico, contribui com outro problema o aumento de microplástico no oceano.
O que pode ser feito para reduzir esse problema?
Registros de @vini.giglio da retirada de rede de pesca fantasma dentro do Refúgio de Alcatrazes, que é uma unidade de conservação de proteção integral, em 07/12/2019.
✒ Escrito por Mariana Thévenin
Comments